A Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, é a concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico em cinco municípios da Região dos Lagos (Cabo Frio, Armação dos Búzios, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia) no estado do Rio de Janeiro.

Desde o início de sua atuação, em 1998, a Prolagos investiu R$ 1,4 bilhão em saneamento básico, o que representa um dos maiores investimentos neste segmento por habitante no Brasil. Neste período, a concessionária triplicou o fornecimento de água potável, passando a atender de 30%, a 98% da população da área urbana, e saltou de praticamente 0 para 80% o índice de atendimento em esgotamento sanitário na região (percentuais acima da meta estabelecida contratualmente para o período, que é de 94% para água e 80% para esgoto).

Para conquistar esses marcos históricos, a concessionária opera sete modernas estações de tratamento de esgoto e implantou mais de 157 km de rede coletora com capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia. Para levar mais água para a população da Região dos Lagos, a empresa ampliou e construiu duas estações de tratamento, 496,36 quilômetros de adutoras (tubulação de grande porte que transporta água) e 2.335,61 quilômetros de rede de distribuição de água.

Estes investimentos contribuem de forma decisiva para a recuperação das praias e da Lagoa Araruama, cartão-postal da região, que retoma suas atividades náuticas, de pesca e lazer. A concessão da empresa foi definida em 1998, por meio de concurso público internacional, e foi prorrogada por mais 18 anos pela Agenersa, com prazo até 2041. https://www.prolagos.com.br/